Já está no ar o Portal de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O site apresenta três programas ambientais: Rótulo Ecológico, Gases de Efeito Estufa (GEE) e Pegada de Carbono.

O portal também disponibiliza documentos e critérios para as empresas que têm interesse de se certificar. As informações disponibilizadas no portal podem ajudar empresas e governos a tomar decisões para encontrar formas eficazes de otimizar processos e consequentemente reduzir as emissões.

Para o gerente de Certificação de Sistemas da ABNT, Guy Ladvocat, as certificações oferecidas pelo portal atendem a necessidade de as empresas buscarem criar um mercado de baixo carbono. A medição que é feita permite que elas identifiquem pontos de melhoria, onde podem atuar para tornar seus processos mais eficientes e mais econômicos.

O hotsite disponibiliza documentos e critérios para as empresas que têm interesse de se certificar nesses programas ambientais, além de notícias e eventos relacionados ao assunto. O endereço do Portal da Sustentabilidade da ABNT é www.abntonline.com.br/sustentabilidade.

CERTIFICAÇÕES

O Rótulo Ecológico ABNT é uma certificação voluntária que atesta que um determinado produto causa menos impacto ao meio ambiente quando comparado com um produto similar não rotulado.

A rotulagem é considerada mais eficiente e de maior credibilidade para demonstrar o comprometimento com o meio ambiente. A ABNT é membro do Global Ecolabelling Network (GEN), entidade internacional que promove a rotulagem ambiental em todo o mundo.

A ABNT também é um dos primeiros Organismos de Verificação e Validação (OVV) de Gases de Efeito Estufa (GEE) na América Latina, permitindo oferecer os serviços de verificação de inventários de GEE e validação de projetos de redução de emissões a custos adequados à realidade da indústria Brasileira.

A verificação de Inventários de GEE tem se tornado um tópico internacional fundamental em um mundo que caminha em direção à economia de baixo carbono, onde energia é um componente cada vez maior nos custos da Indústria.

Já a Pegada de Carbono de um produto mostra a quantidade de gases de efeito estufa emitida ao longo do ciclo de vida do produto, incluindo um resumo de quais componentes (materiais de entrada, resíduos, emissões por processo) contribuem mais para o total da pegada.

 

Fonte: Anicer