Com a organização do Sindicer/PB e apoiado pela Cerâmica Frei Damião, que cedeu espaço para realização do evento, ceramistas da Paraíba se reuniram nesta terça-feira (17), no 2º Encontro de Ceramistas da Paraíba. A reunião aconteceu na Cerâmica Frei Damião, em Guarabira/PB, às 13h.

O Encontro teve  intenção de unir a categoria, gerando debates e ações conjuntas em favor dos interesses do setor cerâmico do Estado, valorizando e fortalecendo o produto cerâmico. Inicialmente, foi posicionado a importância da realização de reuniões como a realizada, periodicamente, unindo a categoria para discussões de temas relevantes aos ceramistas, reivindicando causas favoráveis e de valorização do setor do Estado, possibilitando uma maior atuação em prol dos interesses da classe.

Foi colocado em discussão o valor produtivo do produto cerâmico, com base em tabela sugerida pelo ceramista Francisco Xavier, considerando que o preço atual de mercado ainda está abaixo do pretendido, devido aos custos exigidos. Essa baixa dos preços de mercado ocasiona empresas a fecharem ou reduzirem sua produtividade para equiparar os custos e demandas com o preço atual de mercado.

Ainda, foi questionado sore a legalidade dos produtos de outros estados que entram na Paraíba. Se os órgãos estão fiscalizando essa entrada e se são produtos qualificados, pois por, em sua maioria, não estarem pautados nas normas de qualidade, oferecem produtos abaixo do preço de mercado, gerando uma concorrência predadora com as empresas do Estado da Paraíba