Sustentabilidade, Avaliação do Ciclo de Vida do produto cerâmico, Alvenaria de Vedação Racionalizada e Qualidade, foram temas abordados em palestra realizada ontem (31), pelo Consultor de Qualidade da Associação Nacional de Cerâmica Vermelha (Anicer), Antonio Pimenta.

Com início às 18h30, o evento aconteceu no auditório do Sinduscon/JP, com organização do Sindicer/PB e Sinduscon/JP, com apoio da Anicer. Contou com a participação de ceramistas, engenheiros civis, arquitetos e pesquisadores da área.

Na ocasião, o principal tema abordado foi a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR 15.575), com foco aos construtores e projetistas, especificando os principais requisitos e exigências da norma referente a qualidade e certificação do produtos utilizados em obras habitacionais. Especificou-se na palestra dois pontos da NBR 15.575, a respeito da vedação racionalizada e das coberturas.

Foi apresentado pelo Consultor, as vantagens do produto cerâmico, sua habitabilidade, economia e segurança, devido ao alto desempenho térmico e acústico garantidos pelo bloco cerâmico com certificação, e ainda por sua impermeabilidade. durabilidade e resistência ao fogo. A cerâmica vermelha é natural, 100% reciclável e reutilizável, atestando a sustentabilidade dos produtos.

Seleção DSCF1604.jpg

Na palestra, ainda foi abordado o estudo da Avaliação do Ciclo de Vida dos produtos cerâmicos, garantindo os benefícios apresentados aos produtos cerâmicos que possuem a certificação do Programa Setorial de Qualidade (PSQ), aprovando, a partir da realização de ensaios laboratoriais, a qualidade dos produtos testados.

O evento teve o intuito de ampliar o conhecimento sobre a norma de desempenho e o produto cerâmico a todas as categorias envolvidas no processo de edificações habitacionais do estado da Paraíba, e também dos responsáveis pelas fiscalizações de produtos e das obras.