O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico - SETDE e do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba - NE APL - PB, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, em solenidade de certificação de APLs realizada na última segunda-feira (22), no auditório da PBTur, entregou as certificações aos representantes legais dos setores industriais da Paraíba.

O presidente do Sindicer/PB, João Neto, representando os ceramistas da Paraíba, recebeu em cerimônia, a certificação da APL do setor cerâmico do Estado.

O secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), Lindolfo Pires, fez a abertura do evento e destacou a importância da certificação. “São APLs dos mais diversos segmentos que estão presentes desde Cabedelo, setor portuário até o Sertão. Agora eles terão acesso ao crédito e instituições financeiras para melhorarem seus negócios. Em seguida, encaminharemos a relação dos beneficiados ao Ministério da Indústria e Comércio, em Brasília, para a partir de agora iniciarem o acesso a crédito e outras vantagens concedidas”, informou.

Os Arranjos Produtivos Locais - APLs, são aglomerações empresariais, de um mesmo território e que apresentam especificações produtivas capazes de gerar vantagens competitivas, eficiência coletiva e estimular a aprendizagem a partir da interação, associação e cooperação, promovendo o desenvolvimento produtivo local.

Na solenidade, foram certificados APLS de Calçados, Sucroalcooleiro, Caprinovinocultura, Mineral, Artesanato, Moveleiro, Apicultura, Couro e Artesanato em Couro, Fruticultura, Turismo – Segmento Gastronomia, Avicultura, Software, Carcinicultura, Cerâmica Vermelha, Portuário, Têxtil, Leite e Derivados Bovinos, Leite de Cabra e Derivados, Flores e Algodão Colorido.

Para a diretora do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais, Dêlma do Socorro Pessoa, a certificação foi apenas o primeiro passo de uma série de conquistas. “Este é o olhar do Governo Estadual e Federal para o setor. Vamos trabalhar para melhorar a inovação, capacitação e investimentos em créditos cada vez mais. Agora as empresas mostraram que estão aptas, assim fica mais fácil desenvolver políticas públicas específicas”, disse Dêlma.

Houve ainda na ocasião, o lançamento do Núcleo de Acesso ao Crédito - NAC-PB/FIEP, que será um serviço oferecido às empresas como meio de capacitação e assessoramento técnico com a finalidade do acesso às linhas de crédito do mercado. Para a diretora de Articulação Institucional da Fiep-PB, Denise Pinto Gadelha, “o objetivo é estimular a competitividade com sustentabilidade. O nosso propósito é fazer orientações aos empresários, facilitar o acesso ao crédito, elaborar documentação, assessorar projetos, confeccionar relatórios, além de manter boa parceria com instituições  privadas e oficiais”.

Créditos as falas: Portal Governo da Paraíba

Imagens: Sindicer/P