Os documentos serão referência para formação de presidentes e equipes de sindicatos e ajudarão federações a fortalecer as entidades da base

A Gerência-Executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI lançou, no último dia 30, dois documentos que guiarão a CNI, federações e sindicatos na seleção de temas e no desenvolvimento de ações voltadas à formação das lideranças sindicais e de suas equipes. O lançamento aconteceu durante o 19º Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo (RDA).

O presidente do Sindicer/PB, João Neto, foi um dos colaboradores na elaboração dos mapas de desenvolvimento de competências de líderes e executivos sindicais. As publicações Competências do Líder Sindical e Competências do Executivo Sindical detalham conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao pleno desempenho de suas funções, considerando cinco eixos de atuação: comunicação, gestão do negócio, liderança, relacionamento e representação e defesa de interesses.

Os documentos trazem ainda uma relação de conteúdos fundamentais para o desenvolvimento das competências apresentadas e uma régua com diferentes níveis de complexidade para cada uma delas. Para tornar o conteúdo mais acessível e facilitar a consulta pelos sindicatos, foram produzidos dois infográficos com a síntese do conteúdo das publicações.

"Além de servir de referência para a formação dos representantes sindicais, na busca pelo aprimoramento das competências profissionais, as publicações também têm o objetivo de respaldar a atuação das federações no fortalecimento dos sindicatos que compõem a base", explica a gerente-executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti.

Os documentos foram elaborados por um Grupo de Trabalho formado por representantes da RDA dos estados de Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Rondônia. O processo contou ainda com a participação direta de 25 presidentes, dirigentes e executivos de sindicatos, que contribuíram para a definição e o detalhamento das competências.

Fonte: Adaptado da Agência CNI de notícias

Foto: José Paulo Lacerda