O presidente do Sindicer/PB, João Neto, representando os ceramistas da Paraíba, recebeu em cerimônia realizada em 22 de agosto de 2016, o certificado da APL do setor cerâmico do Estado, na solenidade de certificação das APLs de setores industriais da Paraíba. A constituição de um APL auxilia as empresas a superarem os desafios e barreiras a partir da mobilização de forma coordenada na identificação de suas demandas coletivas.

Os Arranjos Produtivos Locais - APLs, são aglomerações empresariais, de um mesmo território e que apresentam especificações produtivas capazes de gerar vantagens competitivas, eficiência coletiva e estimular o fluxo de conhecimentos e aprendizagem a partir da interação, associação e cooperação entre si e com outros atores locais, promovendo o desenvolvimento produtivo local, o aumento da competitividade e o crescimento econômico com a geração de trabalho, emprego e renda.Outra característica dos APLs é respeitar a vocação econômica da região em que são postos em prática.

A eficiência coletiva e a ação conjunta constitui a premissa de um Arranjo Produtivo Local, estabelecendo um modelo de gestão que conduzam as atividades do APL e seja condizente com as características específicas de cada setor, criando mecanismos de viabilização a apoios institucionais para planejamentos, definições, recursos e execução de ações e tomadas de decisão.

Outro fator importante ao desenvolvimento funcional de uma APL é o papel institucional e operacional exercido pela governança, permitindo a relação com diversos agentes, atuando em conjunto como estimuladores da integração e cooperação em benefício aos interesses comerciais, gerando confiança mútua.

As principais vantagens de um APL são:

- A localização, por todas as empresas serem de uma mesma região;

- Disseminação de conhecimento, ampliando as relações e trocas de informação entre as empresas do setor;

- Capacidade inovativa, a partir da interação e cooperação entre as empresas, ampliando o potencial de inovação para toda a categoria;

- Facilidade na comunicação, uma vez que os canais e meios comunicacionais irão se estreitar, fortalecendo o setor. Além de ampliar o intercâmbio informacional com clientes, fornecedores e concorrentes;

- Acesso a serviços especializados, benefícios estes e outros que a constituição de uma APL torna direito.

As vantagens de um APL proporcionam a categoria envolvida o fortalecimento, crescimento e agrega valor aos produtos e serviços fornecidos, estimulando a formação da inovação e aumento da produtividade.